quarta-feira, 17 de junho de 2015

Projeto 3 | Memória Descritiva

O processo de elaboração da composição final foi delineado por três fases distintas.

1.       Foco da temática
Como nos foi proposto pela docente e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Projeto 3 da unidade curricular Design de Comunicação Visual teve por base a pesquisa sobre a poluição dos oceanos e as suas consequências no planeta Terra e no ser humano, realizada por este organismo.

Foram dados a conhecer aos alunos, através de uma palestra levada a cabo por um responsável do CIIMAR, os dados mais pertinentes deste fenómeno, que tem vindo a afetar os ecossistemas terrestres. A apresentação do vídeo “It’s a plastic world” constituiu uma fonte muito importante de dados que posteriormente utilizei na composição final.

2.       Delineação das informações a representar
Após visita ao website do movimento “It’s a plastic world”, retirei ainda várias fontes bibliográficas que serviram de base para a fundamentação factual do meu trabalho, sendo estas:



Posteriormente, elaborei uma lista de factos que pretendia ver ilustrados na infografia, tais como:

a.        A mancha de lixo do Oceano Pacífico vai da costa oeste da América do Norte até ao Japão;
b.       Cerca de 72% do nosso planeta está coberto de água;
c.        Cerca de 6,4 milhões de toneladas de detritos são despejados no oceano, anualmente;
d.       70% destes 6,4 milhões de toneladas submergem até ao fundo do oceano;
e.       Um europeu consome, em média, 100kg de plástico por ano;
f.         Uma garrafa de plástico demora cerca de 450 anos a deteriorar-se;
g.        Um milhão de animais e aves marinhos morrem anualmente por ingerirem ou ficarem presos por plásticos e outros detritos;
h.       Uma única partícula de plástico absorve um milhão de vezes mais químicos tóxicos do que a água que a rodeia.

3.       Design da composição

Ao longo do semestre, sempre pretendi manter uma linha de design coerente, que fosse transversal aos três projetos. Neste sentido, as minhas composições vão de encontro a um design minimalista. Houve, aliás, uma primeira tentativa daquilo que seria a composição final mas a elaboração do conceito não estava a ir de encontro à minha visão ideal do projeto.
Sendo assim, parti para uma segunda tentativa. Após uma pesquisa exaustiva por inspiração, essencialmente nas plataformas Pinterest e Behance, decidi que o background da minha composição seria o fundo do mar, em que fosse visível um degradê de um azul mais iluminado para um azul mais escuro.
- preocupante
Foi esta a imagem escolhida para o efeito metafórico que se criou com a disposição dos factos: no topo da composição inseri os factos menos alarmantes (azul mais claro e iluminado) e, consecutivamente, os factos mais preocupantes (azul mais escuro) de modo a ilustrar a maneira como a população não está alarmada para a dimensão da poluição dos oceanos e as consequências deste fenómeno para a raça humana.
Seguidamente, inseri as imagens que ilustravam os factos que representei, todas elas vetorizadas e com a cor branca, coincidindo com o conceito minimalista referido acima.
Paralelamente, fui conciliando a dimensão e o significado dos dados com o tipo de fonte utilizada. Na totalidade, utilizei onze fontes, sendo elas: Century Gothic, Nexa Rust Sans Black, OCR A Extended, Nexa Rust Script L0, DK Lemon Yellow Sun, BARON NEUE, Champagne & Limousines, Stencil, Lemon/Milk, Calibri e Impact. A única exceção foi a palavra OCEANO, da qual retirei o ficheiro em formato .eps e moldei, com a Ferramenta Caneta, os limites e o preenchimento.

Optei por usar elementos bastante ilustrativos e de fácil compreensão mas que, mesmo assim, penso possuírem uma componente educativa bastante forte. Considero que o trabalho segue uma linha bastante clean e equilibrada mas que passa facilmente a mensagem, sem ser agressivo, extenso ou demasiado desenvolvido.
     
• • •

0 comentários:

Postar um comentário