O processo de elaboração da
composição final foi delineado por três fases distintas.
1. Foco da
temática
Como nos foi proposto pela docente e pelo Centro Interdisciplinar
de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Projeto 3 da unidade curricular
Design de Comunicação Visual teve por base a pesquisa sobre a poluição dos oceanos e as suas
consequências no planeta Terra e no ser humano, realizada por este organismo.
Foram dados a conhecer aos alunos, através de uma palestra levada
a cabo por um responsável do CIIMAR, os dados mais pertinentes deste fenómeno,
que tem vindo a afetar os ecossistemas terrestres. A apresentação do vídeo
“It’s a plastic world” constituiu uma fonte muito importante de dados que
posteriormente utilizei na composição final.
2. Delineação
das informações a representar
Após visita ao website do movimento “It’s a plastic world”,
retirei ainda várias fontes bibliográficas que serviram de base para a
fundamentação factual do meu trabalho, sendo estas:
·
http://science.howstuffworks.com/environmental/earth/oceanography/great-pacific-garbage-patch1.htm
·
http://education.nationalgeographic.com/education/encyclopedia/great-pacific-garbage-patch/?ar_a=1
Posteriormente,
elaborei uma lista de factos que pretendia ver ilustrados na infografia, tais
como:
a.
A mancha de
lixo do Oceano Pacífico vai da costa oeste da América do Norte até ao Japão;
b.
Cerca de 72%
do nosso planeta está coberto de água;
c.
Cerca de 6,4
milhões de toneladas de detritos são despejados no oceano, anualmente;
d.
70% destes
6,4 milhões de toneladas submergem até ao fundo do oceano;
e.
Um europeu
consome, em média, 100kg de plástico por ano;
f.
Uma garrafa
de plástico demora cerca de 450 anos a deteriorar-se;
g.
Um milhão de
animais e aves marinhos morrem anualmente por ingerirem ou ficarem presos por
plásticos e outros detritos;
h.
Uma única
partícula de plástico absorve um milhão de vezes mais químicos tóxicos do que a
água que a rodeia.
3. Design da
composição
Ao longo do
semestre, sempre pretendi manter uma linha de design coerente, que fosse
transversal aos três projetos. Neste sentido, as minhas composições vão de
encontro a um design minimalista. Houve, aliás, uma primeira tentativa daquilo
que seria a composição final mas a elaboração do conceito não estava a ir de
encontro à minha visão ideal do projeto.
Sendo assim, parti para uma
segunda tentativa. Após uma pesquisa exaustiva por inspiração, essencialmente
nas plataformas Pinterest e Behance, decidi que o background da minha
composição seria o fundo do mar, em que fosse visível um degradê de um azul
mais iluminado para um azul mais escuro.
- preocupante
|
Seguidamente, inseri as imagens que ilustravam os factos que
representei, todas elas vetorizadas e com a cor branca, coincidindo com o
conceito minimalista referido acima.
|
Paralelamente, fui conciliando a
dimensão e o significado dos dados com o tipo de fonte utilizada. Na totalidade, utilizei onze fontes, sendo elas: Century
Gothic, Nexa Rust Sans Black, OCR A Extended, Nexa Rust Script L0, DK Lemon Yellow Sun, BARON NEUE, Champagne
& Limousines, Stencil, Lemon/Milk, Calibri e Impact. A única exceção foi a palavra OCEANO, da qual retirei o ficheiro em formato
.eps e moldei, com a Ferramenta Caneta, os limites e o preenchimento.
Optei por
usar elementos bastante ilustrativos e de fácil compreensão mas que, mesmo
assim, penso possuírem uma componente educativa bastante forte. Considero que o
trabalho segue uma linha bastante clean
e equilibrada mas que passa facilmente a mensagem, sem ser agressivo, extenso
ou demasiado desenvolvido.
0 comentários:
Postar um comentário