O processo
de elaboração da composição final foi delineado por três fases distintas.
1. Escolha da
notícia
A notícia acima citada é
abundante em dados estatísticos, o que facilitou a organização da tipografia,
assim como a adaptação dos vários tipos de letra à diferente informação. Além
do mais, o tema pareceu-me interessante e dinâmico, possibilitando a criação de
uma tipografia visualmente aprazível mas também lúdica.
2. Delineação
das informações a representar
Após a leitura e análise da
notícia, defini os seguintes dados como os mais relevantes a incorporar na
tipografia:
·
1060 estudantes americanos
·
13 – 17 anos
·
71% dos jovens utilizam o Facebook
·
Jovens com o rendimento do agregado familiar:
o
Inferior a 50 mil dólares: 49% usam o Facebook
o
Superior a 50 mil dólares: 37% usam o Facebook
·
71% dos jovenss utilizam mais do que uma rede social
·
Jovens com o rendimento do agregado familiar:
o
Inferior a 30 mil dólares: 51% preferem o Facebook, 19% o
Instagram, 7% o Snapchat
o
Superior a 100 mil dólares: 31% o Facebook, 25% o Instagram, 15% o
Snapchat
·
Os rapazes utilizam mais o Facebook do que as raparigas (45% versus 36%)
·
Cerca de ¾ dos jovens utiliza smartphones
·
92% dos alunos utilizam a Internet diariamente
·
Em média, um estudante americano envia 30 mensagens escritas por
dia
3. Design da
composição
Através da pesquisa por termos
como “typography art” “infography”, entre outras, surgiu a ideia de compor toda
a informação na forma do “f” icónico que caracteriza o Facebook.
Inserindo esta imagem no Adobe
Illustrator CS5.1, e através da ferramenta de Image Trace, separei os limites da imagem, criando uma primeira layer. Dentro destes limites, comecei
por escrever o texto, formatando-o de acordo com a informação descrita, criando
a segunda layer.
Posteriormente, defini o fundo da
composição com a cor mais semelhante à cor original da palete de cores do
Facebook.
A letras foram formatadas a
branco, para melhor contrastarem com o fundo. Todos os ícones foram retirados
da Internet e posteriormente editados em Adobe Photoshop CS5.1, de modo a
ficarem com a cor branca e fundo transparente. Excetuam-se, obviamente, os
ícones redondos do Facebook, Instagram e Snapchat.
A utilização dos tipos de letra
mais ou menos expressivos, com um tamanho maior ou mais pequeno, prendeu-se com
a importância do conteúdo respetivo no corpo da notícia.
Neste sentido, foram utilizados o
seguintes tipos de letra: Century Gothic, Impact, 小塚ゴシック Pro, Bauhaus 93, Agency FB, Calibri, Franklin
Gothic Medium Cond e Rod Regular.
0 comentários:
Postar um comentário