sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto 2 | Memória Descritiva

O processo de elaboração da composição final foi delineado por três fases distintas.

1. Escolha da notícia

A notícia acima citada é abundante em dados estatísticos, o que facilitou a organização da tipografia, assim como a adaptação dos vários tipos de letra à diferente informação. Além do mais, o tema pareceu-me interessante e dinâmico, possibilitando a criação de uma tipografia visualmente aprazível mas também lúdica.

2.  Delineação das informações a representar

Após a leitura e análise da notícia, defini os seguintes dados como os mais relevantes a incorporar na tipografia:
·         1060 estudantes americanos
·         13 – 17 anos
·         71% dos jovens utilizam o Facebook
·         Jovens com o rendimento do agregado familiar:
o    Inferior a 50 mil dólares: 49% usam o Facebook
o    Superior a 50 mil dólares: 37% usam o Facebook
·         71% dos jovenss utilizam mais do que uma rede social
·         Jovens com o rendimento do agregado familiar:
o    Inferior a 30 mil dólares: 51% preferem o Facebook, 19% o Instagram, 7% o Snapchat
o    Superior a 100 mil dólares: 31% o Facebook, 25% o Instagram, 15% o Snapchat
·         Os rapazes utilizam mais o Facebook do que as raparigas (45% versus 36%)
·         Cerca de ¾ dos jovens utiliza smartphones
·         92% dos alunos utilizam a Internet diariamente
·         Em média, um estudante americano envia 30 mensagens escritas por dia


3. Design da composição

Através da pesquisa por termos como “typography art” “infography”, entre outras, surgiu a ideia de compor toda a informação na forma do “f” icónico que caracteriza o Facebook.
Inserindo esta imagem no Adobe Illustrator CS5.1, e através da ferramenta de Image Trace, separei os limites da imagem, criando uma primeira layer. Dentro destes limites, comecei por escrever o texto, formatando-o de acordo com a informação descrita, criando a segunda layer.
Posteriormente, defini o fundo da composição com a cor mais semelhante à cor original da palete de cores do Facebook.
A letras foram formatadas a branco, para melhor contrastarem com o fundo. Todos os ícones foram retirados da Internet e posteriormente editados em Adobe Photoshop CS5.1, de modo a ficarem com a cor branca e fundo transparente. Excetuam-se, obviamente, os ícones redondos do Facebook, Instagram e Snapchat.
A utilização dos tipos de letra mais ou menos expressivos, com um tamanho maior ou mais pequeno, prendeu-se com a importância do conteúdo respetivo no corpo da notícia.
Neste sentido, foram utilizados o seguintes tipos de letra: Century Gothic, Impact, 小塚ゴシック Pro, Bauhaus 93, Agency FB, Calibri, Franklin Gothic Medium Cond e Rod Regular.


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