O Facebook é mais popular entre os adolescentes
americanos menos ricos
PÚBLICO
12/04/2015 - 21:35
Cenas da luta de classes na era das
redes sociais: há mais meninos de classe média e baixa no Facebook e há mais
meninos ricos no Instagram.
As notícias sobre o desinteresse dos
adolescentes americanos pelo Facebook — que estariam a abandoná-lo por redes
sociais mais recentes e mais cool, como o Instagram e o Snapchat — foram,
aparentemente, exageradas.
Um novo estudo de opinião do Pew
Research Center, que inquiriu adolescentes entre os 13 e os 17 anos sobre os
seus hábitos de utilização da Internet, revela que o Facebook continua a ser a
rede social predominante nos Estados Unidos, incluindo junto dos mais jovens:
71% dos adolescentes continuam a utilizá-lo.
Mas os indicadores do estudo oferecem um
retrato mais complexo do que o habitual sobre a utilização das redes sociais
pelos adolescentes americanos.
O estatuto socioeconómico e o rendimento
familiar emergem como um factor que parece influenciar as preferências dos
adolescentes por uma ou por outra rede social. Os filhos de famílias com
menores rendimentos — abaixo dos 50 mil dólares (47 mil euros) anuais — são os
que mais usam o Facebook: 49%, comparado com 37% dos adolescentes de agregados
familiares com rendimentos acima dos 50 mil dólares. Se o Facebook é a rede
mais usada em todos os grupos socioeconómicos, a distância entre ele e as
outras redes diminui à medida que o nível de rendimento aumenta. No grupo dos
adolescentes de agregados familiares abaixo dos 30 mil dólares (28 mil euros),
51% preferem o Facebook, 19% preferem o Instagram e 7% o Snapchat. No grupo dos
adolescentes de famílias mais abastadas (mais de 100 mil dólares, ou 94 mil
euros à taxa de conversão actual), 31% preferem o Facebook, 25% o Instagram e
15% o Snapchat.
A sondagem mostra que os adolescentes
americanos não abandonaram o Facebook. Simplesmente, ele não é a única rede
social que utilizam: 71% dos teens frequentam
mais do que uma rede social. Em 59% dos casos, nem sequer é a que mais usam. Os
rapazes têm mais tendência para ir ao Facebook com maior frequência (45% contra
36% de raparigas).
Outros indicadores avançados pelo
estudo: 92% dos adolescentes usam a Internet diariamente, incluindo 24% que
dizem visitá-la “constantemente”, graças à conveniência e facilidade de acesso
trazidos pelos smartphones
(quase
três quartos dos inquiridos têm um). Em média, um adolescente americano envia
30 mensagens escritas por dia.
O estudo baseia-se numa amostra de 1060
adolescentes contactados via online — um
método inédito para o Pew Research Center, que realizara as suas sondagens
anteriores a adolescentes por telefone. Reconhecendo que o método da entrevista
pode afectar os resultados, aquele centro de sondagens optou por não comparar o
último estudo com pesquisas anteriores.
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/o-facebook-e-mais-popular-entre-os-adolescentes-americanos-menos-ricos-1692179
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