sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto 2 | Escolha da Notícia

O Facebook é mais popular entre os adolescentes americanos menos ricos
PÚBLICO 
12/04/2015 - 21:35
Cenas da luta de classes na era das redes sociais: há mais meninos de classe média e baixa no Facebook e há mais meninos ricos no Instagram.
Sete em cada dez adolescentes nos EUA continuam a usar o Facebook.
REUTERS/DADO RUVIC

As notícias sobre o desinteresse dos adolescentes americanos pelo Facebook — que estariam a abandoná-lo por redes sociais mais recentes e mais cool, como o Instagram e o Snapchat — foram, aparentemente, exageradas.

Um novo estudo de opinião do Pew Research Center, que inquiriu adolescentes entre os 13 e os 17 anos sobre os seus hábitos de utilização da Internet, revela que o Facebook continua a ser a rede social predominante nos Estados Unidos, incluindo junto dos mais jovens: 71% dos adolescentes continuam a utilizá-lo.

Mas os indicadores do estudo oferecem um retrato mais complexo do que o habitual sobre a utilização das redes sociais pelos adolescentes americanos.

O estatuto socioeconómico e o rendimento familiar emergem como um factor que parece influenciar as preferências dos adolescentes por uma ou por outra rede social. Os filhos de famílias com menores rendimentos — abaixo dos 50 mil dólares (47 mil euros) anuais — são os que mais usam o Facebook: 49%, comparado com 37% dos adolescentes de agregados familiares com rendimentos acima dos 50 mil dólares. Se o Facebook é a rede mais usada em todos os grupos socioeconómicos, a distância entre ele e as outras redes diminui à medida que o nível de rendimento aumenta. No grupo dos adolescentes de agregados familiares abaixo dos 30 mil dólares (28 mil euros), 51% preferem o Facebook, 19% preferem o Instagram e 7% o Snapchat. No grupo dos adolescentes de famílias mais abastadas (mais de 100 mil dólares, ou 94 mil euros à taxa de conversão actual), 31% preferem o Facebook, 25% o Instagram e 15% o Snapchat.

A sondagem mostra que os adolescentes americanos não abandonaram o Facebook. Simplesmente, ele não é a única rede social que utilizam: 71% dos teens frequentam mais do que uma rede social. Em 59% dos casos, nem sequer é a que mais usam. Os rapazes têm mais tendência para ir ao Facebook com maior frequência (45% contra 36% de raparigas).

Outros indicadores avançados pelo estudo: 92% dos adolescentes usam a Internet diariamente, incluindo 24% que dizem visitá-la “constantemente”, graças à conveniência e facilidade de acesso trazidos pelos smartphones (quase três quartos dos inquiridos têm um). Em média, um adolescente americano envia 30 mensagens escritas por dia.


O estudo baseia-se numa amostra de 1060 adolescentes contactados via online — um método inédito para o Pew Research Center, que realizara as suas sondagens anteriores a adolescentes por telefone. Reconhecendo que o método da entrevista pode afectar os resultados, aquele centro de sondagens optou por não comparar o último estudo com pesquisas anteriores.

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/o-facebook-e-mais-popular-entre-os-adolescentes-americanos-menos-ricos-1692179      
• • •

0 comentários:

Postar um comentário